sexta-feira, 6 de maio de 2016

Projeto 2: Composição visual e memória descritiva


Escolha da notícia
A professora propôs que a composição visual assentasse numa notícia de caráter científico com preferência pelo site da empresa CIIMAR (Centro Interdisciplinar De Investigação Marinha E Ambiental). Consultei o site e escolhi a notícia a partir da divisão “News”. Embora a CIIMAR seja portuguesa, todo o site, notícias incluídas, está em inglês. Ao fazer scroll pelas notícias, foi a imagem do papagaio que me chamou mais a atenção. Li a notícia e reparei que cumpria com os requisitos mencionados na proposta de trabalho. Como referido no ponto 1, a notícia entitula-se “CIIMAR participated in a study published in SCIENCE Magazine”.

O conceito e a sua interpretação
O principal objetivo deste trabalho é comunicar a notícia a partir da composição visual. Não quero com isto dizer que se tenha que conseguir ler a notícia na íntegra, deve-se apenas saber que assunto esta aborda a partir da composição. 
Uma vez que a composição é sobre tipografia, esta ocupa um lugar primordial. Neste trabalho foram usados apenas dois tipos de letra. Procurei criar um contraste pelo que na maior parte do texto foi usado um tipo de letra serifada Garamond e para as palavras que se pretende dar destaque foi usado o tipo Arial, sem serifa. Foram postas em evidência as palavras CIIMAR, bird evolution, study e por fim birds. Assim, espera-se que assim que se olhe para a composição se perceba que se trata de algo relacionado com um estudo acerca dos pássaros e da sua evolução, promovido pela CIIMAR. Para conseguir este destaque recorreu-se ao uso de um tamanho de letra superior.
Foram ainda destacadas outras palavras, embora com tamanhos mais pequenos pelo só com um olhar mais atento é que notarão diferenças relativamente ao restante texto. 
O título vem contribuir para um reforço da mensagem que se pretende transmitir com a imagem do pássaro. Este juntamente com o nome da unidade curricular e o meu nome e turma estão no canto inferior direito, seguindo o modelo cedido pela professora Cristina. Tudo isto está no tipo de letra Arial.
Concluindo, é no texto e na forma como este é trabalhado que está a chave para perceber a composição. É claro que o uso dos diferentes elementos e técnicas de comunicação visual vem reforçar a transmissão da mensagem, tendo-se criado algo esteticamente agradável. 

Elementos e técnicas da Comunicação Visual
Os elementos da comunicação visual estão todos presentes na imagem do pássaro. Pode começar por destacar-se o ponto preto que desenha o olho do papagaio. Para além disso, todo o desenho está repleto de linhas e contornos. Nota-se uma direção diagonal óbvia. Esta aliada ao movimento cria atividade, uma técnica que era muito importante ser visível nesta composição já que se pretende que todo este movimento e atividade seja uma metáfora para o caminho da evolução do pássaro (“bird evolution”). De certa forma, o pássaro não está parado. A tonalidade é conseguida pelas cores que compõe o pássaro. Há notoriamente escala e dimensão, visto que as asas têm um tamanho e o bico outro, sendo tudo proporcional. O papagaio está na metade esquerda da linha diagonal imaginária que divide a imagem, tendo toda a metade direita para voar. Esta posição do papagaio mostra também presente a escala. Adicionalmente, o facto de existir espaço para papagaio voar confere-lhe ainda mais movimento. A textura é conseguida pela diversidade apresentada: ora, se numa asa há apenas texto, noutra há texto e cor, e noutras apenas cor, tudo isto contribui para que sejam criadas diferentes texturas no papagaio. Para serem criadas texturas diferentes usaram-se palavras, letras e sinais. Foram usadas as palavras study, CIIMAR e bird, o sinal / e a letra V (maiúscula) por esta fazer lembrar um pássaro desenhado de forma muito simples. Note-se que palavras destacadas vão mais uma vez de encontro às utilizadas no título. De forma a enriquecer ainda mais a textura foi-se alterando entre os dois tipos de letra no preenchimento das asas com as palavras mencionadas.


O processo
A notícia em questão tinha dois elementos multimédia – o texto e uma imagem de uma papagaio. Esta imagem foi usada como base do trabalho.
Em primeiro lugar inseri a imagem em questão no Adobe Illustrator, numa layer. Criei outra layer por cima na qual comecei a contornar os principais traços do papagaio. Criada a forma do papagaio, ocultei a layer que continha a imagem. Escrevi o texto da notícia nas linhas já desenhadas. O texto continha poucas palavras pelo que tive que repetir texto nas partes finais. Como referido, escolhi o tipo de letra Garamond, para a maior parte do texto e Arial para o destaque. 
O papagaio é uma ave muito colorida, pelo que em conversa com a professora, entendemos que o uso da cor era importante. Nesta composição em particular não se poderia utilizar apenas texto, era necessário algo mais. Procedi ao preenchimento de todas as formas. Preenchi todos as linhas, agora já desenhadas com texto colorido para dar vida ao pássaro. As cores utilizadas vão de encontro às cores da fotografia na qual a composição se baseia. Criou-se a textura já falada, também esta criada no sentido de dar mais vida ao papagaio.
Por fim a composição foi enquadrada numa folha A3. Optei por colocar a folha na horizontal. Como explicado, o papagaio ocupa apenas metade da folha para ter espaço para voar. Utilizou-se, finalmente o modelo de título e autor fornecido pela professora, tendo-se apenas alterado o tipo de letra para Arial.