O mapa do Centro Histórico do Porto é um dos elementos da infografia. Inicialmente, optamos por desenhar o mapa a partir de outro.
No entanto, esta opção deixou de ser viável devido ao pouco rigor que este mapa viria a ter. O que não cumpriria os objetivos (registo visual rigoroso, informação bem documentada e não deixar dúvidas).
Por isso optamos por apenas editar o mapa, para o tornar nosso e servir o propósito do trabalho. Para isso editamos a imagem no Adobe Photoshop, criamos ênfase na zona dos Clérigos e colocamos pins nas zonas que constituem o centro histórico. A semelhança entre os nossos pins e os do Google Maps, tem por base o princípio da memória (se utilizamos imagens que o recetor já conhece, a comunicação é mais eficaz).
Tornamos o mapa bege para se enquadrar na composição, e utilizamos um tom mais claro que o fundo para se diferenciar. O ênfase consiste num círculo (forma mais pregnante) transparente. Inicialmente feito com tons quentes (vermelhos e laranjas) em degradé, mas que depois passou para azul água. Após testarmos pins de várias cores, utilizamos o mesmo tom de verde da linha que delimita a zona do centro histórico. Para o obter utilizamos a ferramenta color picker.
Teste de cor dos pins (sem seguir a localização)
Com a opção drop shadow criamos dimensão e aplicamos textura, para conferir uma nova identidade ao mapa e simultaneamente cumprir a função estética