Na imagem pode ver-se o "desenho" que ocupa um ligar primordial na composição (ainda não enquadrado).
O principal objetivo da composição visual é comunicar a notícia. A composição é composta sobretudo por texto, cor, linha e textura.
TIPOGRAFIA: foram usados dois tipos de letra que contrastam. Para o texto corrido foi usado um tipo de letra serifada – Garamond e para as palavras que se pretendem evidenciar foi usado o tipo Arial, sem serifa. Foram evidenciadas com maior destaque as palavras CIIMAR, bird evolution, study e por fim birds. Para que quando se olhar para a imagem, se perceba que se trata de algo relacionado com o estudo acerca dos pássaros e da sua evolução, promovido pela CIIMAR. Foram ainda destacadas outras palavras, embora com tamanhos mais pequenos para que se desvie o olhar em primeiro lugar para estas que considerei fulcrais no que diz respeito à compreensão do assunto que aborda a notícia.
O título vem contribuir para isso mesmo. Este juntamente com o nome da unidade curricular e o meu nome e turma estão no canto inferior direito, seguindo o modelo cedido pela professora Cristina. Pensava-se antes em colocar apenas o título no tipo Arial nesse mesmo sítio, mas posteriormente optou-se, é claro, por seguir o modelo sugerido pela professora.
O título vem contribuir para isso mesmo. Este juntamente com o nome da unidade curricular e o meu nome e turma estão no canto inferior direito, seguindo o modelo cedido pela professora Cristina. Pensava-se antes em colocar apenas o título no tipo Arial nesse mesmo sítio, mas posteriormente optou-se, é claro, por seguir o modelo sugerido pela professora.
ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO VISUAL: estão todos presentes na imagem do pássaro. Pode destacar-se o ponto preto que desenha o olho do papagaio.
Todo o desenho está cheio de linhas e contornos. Nota-se uma direção diagonal óbvia, bem como movimento, que será ainda mais evidente no enquadramento final, onde o pássaro terá espaço para voar.
A tonalidade é conseguida pelas cores que compõe o pássaro. Há notoriamente escala e dimensão, visto que, por exemplo, as asas têm um tamanho e o bico outro, sendo estes proporcionais ao tamanho do corpo do pássaro. Mais para a frente quando apresentar o papagaio integrado no enquadramento final terá ainda uma outra escala relativamente ao todo da composição visual. A textura é conseguida pela diversidade apresentada: ora, se numa asa há apenas texto, noutra há texto e cor, e noutras apenas cor, tudo isto contribui para que seja criada uma textura única no papagaio.
Todo o desenho está cheio de linhas e contornos. Nota-se uma direção diagonal óbvia, bem como movimento, que será ainda mais evidente no enquadramento final, onde o pássaro terá espaço para voar.
Nestas cinco imagens podem ver-se as palavras/letras que foram destacadas ou sinais utilizados para criar textura em certas partes do pássaro. Foram usadas as palavras study, CIIMAR e bird, o sinal / e a letra V (maiúscula) por esta fazer lembrar um pássaro desenhado de forma muito simples. Note-se que palavras destacadas vão mais uma vez de encontro às utilizadas no título.